A música do filme explora um ponto de vista próprio, mas que trabalha em conjunto com as imagens. Por vezes ela acompanha o desenvolvimento narrativo das personagens dos portugueses e por vezes se relaciona com o universo indígena. Mas de nenhuma forma é uma música pseudo-indígena... a própria escolha de instrumentos-símbolos da música ocidental (do colonizador), os instrumentos de corda de orquestra como a viola e o violoncelo, remetem a esse universo europeu, criando um certo distanciamento em relação aos antagonismos entre o colonizador e o índios presentes ao longo do filme. De uma forma geral, a música do filme busca auxiliar, acentuar, certas nuances que já fazem parte da interpretação dos atores e das imagens captadas, buscando acrescentar elementos de narrativa menos localizados; que é uma característica básica da música, ou seja, a multiplicidade de leituras.

livio tragtenberg

Lívio tragtenberg é compositor e saxofonista. Escreve música para cinema, teatro, dança, orquestra, grupos instrumentais e se apresenta como solista no Brasil e exterior. Recebeu bolsas da VITAE e Guggenheim, tem vários CDs gravados e livros sobre música publicados.

A trilha sonora de Brava Gente Brasileira já encontra-se à venda pelo selo Demolições Musicais na loja virtual do site www.alternetmusic.com.br

Aqui você encontra uma música do filme disponível para download em mp3. Clique no link abaixo para copiá-la completa para o seu HD ou para ouvir um trecho. Esta faixa está autorizada para ser utilizada em divulgação por qualquer midia.

download da música completa (850kb)
ouça um trecho (470kb)